Objetivo e Missão


O Movimento de Emaús e seus objetivos

O Emaús é um movimento de Comunidades Missionárias para jovens, aprovado pelos Bispos em cujas Dioceses se encontra instalado, cuja finalidade é propiciar cursos para jovens, onde eles possam fazer uma profunda reflexão sobre o valor da vida, da Igreja e uma vivência em comunidade à luz da Palavra de Deus. Isso se faz através de um primeiro anúncio (Kerigma), completado com uma catequese fundamentada na doutrina (o “Credo”) e na Teologia dos Sacramentos.

O Curso de Emaús procura atender ao clamor do Papa Paulo VI quando disse:

A atual missão da Igreja é dar Cristo à juventude, criando assim um espaço, onde o Evangelho é transmitido e deve se irradiar

(exortação apostólica Evangelii Nuntiandi – Paulo VI).

Este curso é o esforço de uma resposta de obediência ao que nos pede a Igreja pelo Concílio Vaticano II, pelas exortações apostólicas pontificiais “Evangelii Nuntiandi” (Paulo VI), “Catechesi Tradendae” (João Paulo II), e pela Conferência de Puebla, que nos diz:

Queremos dar uma resposta à situação da juventude, graças aos três critérios de verdades propostas pelo Papa João Paulo II: a verdade sobre Jesus Cristo, a verdade sobre a missão da Igreja e a verdade sobre o Homem

(Puebla 1182).

O Emaús desenvolveu-se à luz da exortação do Papa João Paulo II –

Eu insisto na necessidade de um ensino cristão orgânico e sistemático, que deve ser:

      1º) não algo improvisado, mas que siga um programa que lhe permita alcançar o fim determinado;
      2º) um ensino que se concentre no essencial, sem ter a pretensão de tratar todas as questões disputadas e sem se transformar em investigações teológicas ou exegeses científicas.

O Curso de Emaús é organizado e se realiza pedagogicamente baseado na catequese, através de palestras, meditações, atos litúrgicos, paraliturgias, experiência de oração, desertos, dinâmicas de grupo, resumos, questionários, murais, plenário, etc. visando conscientizar e apresentar aos jovens o “Cristo Vivo como único Salvador, para que evangelizados, evangelizem e contribuam com uma resposta de amor a Cristo, para a libertação integral do Homem e da sociedade, levando uma vida de participação e comunhão” (Puebla cap. II).

O objetivo do Curso de Emaús é formar e desenvolver líderes comunitários, que posteriormente atuarão em suas paróquias de origem. O Emaús não tira o jovem da sua paróquia. Sua missão, enquanto instrumento da Igreja a serviço da evangelização da juventude, é dar ao jovem cursista uma sólida formação cristã, para que ele possa voltar à sua paróquia e dinamizar o grupo de jovens paroquial.