Artigo

Editorial de Maio

“Onde houver ódio, que eu leve o amor” (Francisco de Assis)

Queria eu ter uma inspiração sublime que pudesse escapar do assunto mais comentado nesse tempo: a pandemia; ainda mais num mês que revela o olhar materno de Deus e seu Sopro de Amor. É-me inevitável.

Dia desses ouvi um comentário tão infeliz que me levou à tenda de minha consciência numa reflexão. Alguém não muito confiável foi citado em uma matéria jornalística, e apressadamente quem assistia se posicionou: “ah, esse sim o corona tinha que pagar, câncer social!”.

O que me deixou atônito, caro amigo, mais que o conteúdo, foi quem falou: um católico orgulhoso de sua fé, que não é comunidade eucarística há meses… certamente não lhe falta autoridade para tecer sua opinião.

Isso indica um cristianismo doente, que respira por aparelhos. E é nesse terreno onde podemos colher o que em maio germina.

Primeiro, a Flor Maria, humilde como a violeta, pura como o lírio, bela como a rosa. Quero que você recorde comigo o caminho do calvário: sendo mãe, se vê impotente diante da brutal condenação. Resta-lhe o silêncio de um olhar. Quantas mães, hoje, nem esse direito têm… Quantos filhos dão seu último suspiro, sofrido, sozinhos… Segundo, o Divino Espírito, com suas mais diversas metáforas. A nós cabe o que vírus furta, sem piedade: o fôlego. Ele é Ruah, e também Pneuma; dá vida, vigor, dinamismo. Uma vez mais: quantos, hoje, se despedem desse chão porque lhes falta o Ar…

Se os temos como norte e, por eles, experimentamos o próprio Caminho, já não temos coragem de perpetuar máximas como a do irmão citado acima, porque compreendemos que a morte, visitando um alguém, visita tantos outros; e que um autêntico cristão promove a vida em quaisquer circunstâncias, principalmente nas mais adversas.

Eu quero, ardentemente, “amar como Jesus amou”: ver a dignidade que constitui o outro; ser respiro para as almas cansadas e, na dor, ter um olhar disponível para consolar. Acima de tudo, semear a vida, em plenitude!

E você: ainda acha que o Corona está “pegando” gente errada? Talvez precise conhecer o Jesus que você diz seguir.

Paz e Bem!

A redação.