O que são?

O mais importante instrumento de evangelização da juventude do Movimento de Emaús é o Curso de Valores Humanos e Cristãos (Curso de Emaús).

A finalidade do Curso de Emaús é propiciar aos jovens um programa no qual estes possam fazer uma profunda reflexão sobre o valor da vida, da Igreja e uma vivência em comunidade à luz da Palavra de Deus e da doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana.

O Curso de Emaús é uma resposta de obediência ao que nos pede a Igreja pelo Concílio Vaticano II, pelas exortações apostólicas pontificiais “Evangelii Nuntiandi” (Paulo VI), “Catechesi Tradendae” (João Paulo II) e pela conferência de Puebla, que nos diz: “Queremos dar uma resposta à situação da juventude, graças aos três critérios de verdades propostas pelo Papa João Paulo II: a verdade sobre Jesus Cristo, a verdade sobre a missão da Igreja e a verdade sobre o Homem” (Doc. Puebla – 1182).

Desenvolve-se à luz da exortação do Papa João Paulo II (Catechesi Tradendae – 21):

“Eu insisto na necessidade de um ensino cristão orgânico e sistemático, que deve ser:
não algo improvisado, mas que siga um programa que lhe permita alcançar o fim determinado;
um ensino que se concentre no essencial, sem ter a pretensão de tratar todas as questões disputadas e sem se transformar em investigações teológicas ou exegeses científicas.”

Podemos afirmar, portanto, que o Curso de Emaús não pode, nem deve, ser identificado como uma experiência emocional, mas sim como uma jornada com Jesus Cristo, um programa de revisão espiritual de 3 (três) dias de duração, iniciando-se na noite de uma quinta-feira e encerrando-se ao final do domingo.

O objetivo principal dos Cursos de Emaús é o de proporcionar aos jovens um “encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, que os desperte como discípulos e missionários” (Documento de Aparecida, 11) que venham a se tornar líderes comunitários que, posteriormente, atuarão em suas paróquias de origem. O Movimento de Emaús não tem como objetivo tirar os jovens de suas paróquias e, sim, dar-lhes uma sólida formação cristã para que estes retornem às suas paróquias e dinamizem os grupos de jovens paroquiais.