Secretariados (Arqui) Diocesanos

O Movimento de Emaús atuam diretamente nas dioceses onde são instalados. Sendo um serviço que objetiva a evangelização dos Jovens e ao Setor Juventude de cada (Arqui) Diocese, o Movimento de Emaús, além de orientar e encaminhar os cursistas a integrarem-se nas Comunidades Paroquiais de Jovens, constituirá os Institutos das Comunidades Missionárias de Emaús nas (Arqui)Dioceses, doravante designados Secretariados (Arqui) Diocesanos.

Compete aos Secretariados (Arqui)Diocesanos das Comunidades de Emaús que são órgãos que, em sintonia com as deliberações do Secretariado Nacional, dirigem e operacionalizam o funcionamento do Movimento nas Comunidades de Emaús em uma (Arqui) Diocese: instalar e fazer funcionar regularmente a Escola Missionária, os Cursos de Emaús, as Maranathas e outras atividades exigidas pelo Movimento, nas respectivas (Arqui) Dioceses.

A estrutura organizacional dos Secretariados (Arqui)Diocesanos será a seguinte*:

  1. a) O Diretor Espiritual;
  2. b) O Colégio Presidencial;
  3. c) O Secretário;
  4. d) O Tesoureiro;
  5. e) O casal, ou par (homem e mulher), responsável por Promoção e Provedoria;
  6. f) Um rapaz e uma moça integrantes do Movimento, como Vogais Jovens;
  7. g) Um casal, ou par (homem e mulher) de adultos ou jovens amadurecidos, integrantes do Movimento, responsável pela Equipe de Liturgia e Canto;

*Podendo haver alterações de acordo com estatuto próprio.