PROTAGONISMO, DISCIPULADO-MISSIONÁRIO E OS NOVOS PASSOS PARA A MISSÃO DE EMAÚS

O XIII Encontro do Conselho Nacional de Emaús que aconteceu em Brasília-DF, nos dias 18 a 21 de julho, refletiu os passos do Movimento de Emaús à luz do Sínodo da Juventude. Os dois documentos conclusivos oriundos do Sínodo: Os Jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional (Documento Final) e a Exortação Apostólica Pós-sinodal Christus Vivit foram basilares para esses dias de reflexão e aprendizado.

O Movimento de Emaús sempre buscou estar em unidade com a Igreja Católica e por isso, os encontros em níveis nacionais, visam refletir as discussões atuais da Igreja, sendo em nível global ou nacional. E não seria diferente com uma temática tão importante e que é compreendida pelo Movimento como um tema tão necessário e urgente diante da nossa principal vocação – anúncio do Evangelho a juventude.

Para o vogal do Secretariado Arquidiocesano de Mariana, Samuel Martins, o encontro foi muito proveitoso e necessário diante da reflexão da igreja sobre a temática da juventude.  “Lá trocamos experiências, obtivemos muito aprendizado e vivemos em uma grande comunidade. Isso nos proporciona um maior desejo de fazer com que o nosso Movimento cresça mais, para que cada vez mais a palavra do Cristo Ressuscitado chegue aos jovens, formando assim líderes firmes no seu compromisso com o evangelho”, pontuou.

Os dias de reflexão também foram importantes segundo o casal presidente do Secretariado Diocesano de Joinville, Rodney e Ana Paula Machado. “O ECNE foi uma rica experiência de unidade, fraternidade e conhecimento. Unidade porque o Emaús está, cada vez mais, mostrando e nos pedindo a sermos observantes àquilo que a Igreja nos pede. Fraternidade, pois, vivemos o encontro com o outro, como nos propõe a metodologia e a dinâmica do nosso Movimento, podendo, assim, trocar experiências e conhecer mais a vivência nas demais comunidades. Conhecimento visto que diante de um Conselho e de tudo o que ali é partilhado temos a oportunidade de avaliar nossa caminhada e perceber que sempre temos muito a crescer”, destacam.

É nesse espírito de aprendizagem, avaliação e partilha que o Secretariado Nacional tem atuando junto a todas as comunidades missionárias e sai de mais um ECNE com reflexões importantes. A primeira é que o Movimento de Emaús tem a sua beleza também por ser composta por um trabalho de jovens e adultos que atuam unidos em prol da evangelização da juventude. Dessa forma, o movimento vem sendo fortalecido pelo ânimo, alegria e proativismo da juventude e alicerçado na experiencia e doação dos adultos. Já a segunda se dá ao protagonismo da juventude. Torna-se cada vez mais necessário que os nossos Secretários incentivem e apoiem os seus jovens e formem novas lideranças para atuar junto as comunidades de vivência e sobretudo junto as comunidades paroquiais. Os frutos dessa ação já são claros em muitos relatos apontados.

E por fim, a terceira reflexão é a importância da continuação e ampliação da atividade formativa das Escolas Missionárias e Escolas de Ciclos. As duas atividades têm proporcionado um crescimento dogmático, normativo dos caminheiros de Emaús, os nossos emauístas, proporcionando a maturação elucidativa de nossas comunidades missionárias.

O resultado dos nossos encontros tem se comprovado que estamos percorrendo o rumo certo como Igreja e nos coloca um desafio maior ainda, de dar passos importantes para olhar, compreender e alcançar a juventude do século XXI que possui várias faces, mas que partilham um desejo em comum, fazer parte destra Igreja em saída que leva a todos o anúncio do Evangelho.

Veja mais fotos aqui!