SECRETARIADO NACIONAL SE REÚNE COM REPRESENTANTES REGIONAIS PARA PLANEJAR 2020

Participantes da 103ª Reunião do Secretariado Nacional de Emaús

Nos dias 31 de janeiro a 02 de fevereiro, em São Paulo, o Secretariado Nacional de Emaús se reuniu com os coordenadores dos Secretariados Regionais e com os jovens representantes para uma reunião anual de planejamento das atividades referentes ao ano de 2020. Concomitante com a reunião, também aconteceu a quarta edição do Encontro de Comunicadores de Emaús (Ecomunic).

A noite de sexta-feira, foi marcada com reflexões sobre o Documento 109 da CNBB, intitulado Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023). Dom Eduardo Benes Sales e Pe. Ignácio Pilz, falaram sobre o objetivo do documento e como o Movimento de Emaús pode continuar contribuindo com a missão evangelizadora da Igreja no Brasil em um país cada vez mais urbano, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo em comunidades eclesiais missionárias.

Na manhã de sábado, os dois grupos de trabalhos foram divididos para os respectivos objetivos. Os jovens comunicadores trataram de assuntos referentes a Comunicação dentro do Movimento de Emaús e os coordenadores e jovens dos Regionais abordaram uma pauta com diversos pontos. Os de maior destaque foram a Carta de Brasília, referente ao ECNE que aconteceu em julho de 2019 e o Seminário Nacional de Emaús que será acolhido pelo Secretariado de Pelotas.

Os jovens representantes dos Regionais, a partir da solicitação do Secretariado Nacional, trouxeram os relatos colhidos junto aos vogais dos (sub) secretariados (arqui) diocesanos, acerca das repercussões do Documento Conclusivo do XIII ECNE junto aos jovens das Comunidades Missionárias de Emaús. Para o casal presidente, Marcelo e Valéria Eira, “um momento rico onde percebemos como cada secretariado, de acordo com suas possibilidades, colocou em prática as sugestões da carta”, pontuaram.

O tema e lema do Seminário Nacional que acontecerá nos dias 23 a 26 de julho deste ano em Pelotas, foi aprovado pelos participantes. O tema será “A Alegria do Evangelho: Comunidade e Missão” e o lema será “Alegrai-vos sempre no Senhor (Fl 4, 4) ”. Mais informações serão enviadas pelo Secretariado Nacional para dos (sub) secretariados (arqui) diocesanos sobre inscrição e número de participantes.

Outros pontos da pauta foram debatidos e o repasse da reunião será feito pelos coordenadores regionais aos seus respectivos secretariados, juntamente com os jovens representantes. A aprovação das metas de ambas reuniões e a ata conclusiva foi aprovada na manhã do domingo.

Ecomunic

A quarta edição do Ecomunic contou com a presença de jovens comunicadores indicados pelos Secretariados Regionais e foram conduzidos os trabalhos pelo casal vice-presidente, André e Lisete Dameda. Os participantes avaliaram o cumprimento das metas de 2019 e colocaram novas metas sobre o tema.

Além disso, foi debatido um modelo bem específico de organização do Setor de Comunicação do movimento. Será trabalhado em conjunto um roteiro para divulgação do Emaús. A gravação do material será realizada no Seminário Nacional em Pelotas.

Para Letícia Proença, representante do Regional Sudeste I, “as atividades realizadas pelo nosso grupo na reunião do IV Ecomunic, foi muito importante e definitiva para não apenas traçar novas metas, mas para concluir as metas traçadas no ano anterior. Estamos confiantes que será um ano com muitos frutos para a comunicação do nosso movimento.”