CURSO DE DIRIGENTES PROMOVE FORMAÇÃO PARA REGIONAL SUDESTE II

Nos dias 13 a 15 de março, o Secretariado Nacional de Emaús realizou, junto ao Secretariado Regional Sudeste II, o curso de Formação de Dirigentes de Emaús. Com o objetivo de formar as lideranças dos secretariados que compõem o regional, a formação contou com a presença de jovens, adultos e orientadores espirituais dos (sub)secretariados (arqui)diocesanos de Juiz de Fora, São João del-Rei, Lavras, Mariana e Valença.

Os condutores dessa formação foram o diretor espiritual do Nacional, Pe. Ignácio Pilz, além dos casais presidentes e vice-presidentes, Valéria e Marcelo Eira, Lisete e André Dameda, respectivamente.

O curso proporcionou aos participantes conhecer de forma mais profunda a realidade dos diversos (sub)secretariados que estavam representados, além de um aprofundamento maior na metodologia e espiritualidade do Curso de Emaús. Dos diversos momentos que aconteceram, os momentos de oração, marca dos encontros de Emaús, foram repletos de unidade e sintonia com um espírito de recolhimento e intimidade com Deus. Os momentos de partilha e trabalhos em grupo proporcionaram uma maior compreensão da metodologia dos movimento e dos Cursos de Valores Humanos e Cristãos.

Para o casal presidente, o momento possibilitou avançar em pontos importantes e a conhecer as realidades das comunidades presentes. “Através das palestras, pudemos ter esclarecimentos sobre pontos em que houvessem dúvidas e conhecimento daquilo que era desconhecido. Nossa inspiração veio do Espírito Santo, que nos mostrou o caminho para o discernimento e aperfeiçoamento”, pontuaram.

*Texto elaborado com contribuições de Santuza Lima