Artigo

Catequese: O encontro pessoal com o amor de Jesus que nos salva

Esse texto faz parte da nossa série de artigos catequéticos que serão publicados todas às quartas do mês de Julho sobre a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium.

O encontro pessoal com o amor de Jesus nos salva e nos mostra todo o contexto em que vivemos. É como se abrissem as cortinas e nossos olhos pudessem enxergar realmente o que nos trouxe aqui e o porquê viemos.

Quando nos encontramos com o amor de Jesus, somos verdadeiramente motivados à evangelização. Não conseguimos mais guardar só para nós esta descoberta.

Percebemos o quanto isso nos modificou, e queremos o tempo todo anunciar a palavra de Deus, fazer com que nossos familiares e aqueles que amamos também sejam agraciados e contemplados com esse amor verdadeiro.

Também não significa que nunca mais nos sentiremos sozinhos, porque somos fracos e nos distanciamos desse amor. Sendo assim, importante reconhecer nossa fraqueza, pedirmos em oração para que sejamos novamente cativados por Ele.

Todos os dias se faz necessário pedir a sua graça, implorar sua presença em nós!

“Como é doce permanecer diante do Santíssimo Sacramento e fazê-lo para estar à frente de seus olhos. Como nos faz bem deixar que Ele volte a tocar a nossa vida e nos envie para comunicar a sua vida nova”. (Evangelli Gaudium)

Quando lemos o Evangelho, precisamos abrir o coração para contemplá-lo e anunciá-lo verdadeiramente. Entender que a Palavra nos traz caminhos e orientações para cada momento vivido.

A vida de Jesus nos mostra detalhes de uma generosidade sem fim: seus gestos, a forma de tratar as pessoas, seu jeito simples de ser, tudo isso é muito precioso e serve de exemplo para nossa vida pessoal.

Quando não estamos bem, perdemos a vontade de anunciar, nos sentimos fracos e incapacitados: é porque nos esquecemos do amor fraterno de Jesus, de tudo aquilo que é anunciado no Evangelho, ou até mesmo porque deixamos a tristeza e a falta de fé tomar conta de nós.

Nosso coração tem anseios profundos, e talvez não entendemos; porém, quando colocamos em prática o que o Evangelho nos pede, nossa alma se acalma, nosso corpo festeja, nosso coração transborda alegria e amor.

Só assim somos sustentados e conseguimos transpor toda energia naquilo que realmente importa para uma vida plena, saudável e rodeada pelo Evangelho.

Quando acometidos por tristezas profundas e infinitas, necessitamos de uma cura que só se dá com um amor também infinito, aquele que vem do amor de Deus.

Nossa experiência pessoal com o amor de Jesus, deve ser constantemente renovada e saboreada a cada dia.

Para que a experiência seja verdadeira, devemos nos entregar, sem ressalvas, à vontade do Senhor. Ouvi-lo, senti-lo e anunciá-lo o tempo todo.

O verdadeiro missionário sabe que nunca está sozinho: sempre pode contar com Jesus, desde que se entregue e siga seus ensinamentos, caminhe com Ele.

A nossa vida só é plena com Jesus!

Quando não estamos totalmente convencidos do amor de Deus, não conseguimos transmitir isso também.

Quando estamos com Jesus, procuramos o que Ele procura, amamos o que Ele ama.

Se quisermos a Glória do Pai, temos que viver e agir “para que seja prestado louvor à glória da sua graça”. (Ef1,6)

Se quisermos realmente ser plenos na fé, é preciso seguir os passos de Jesus com perseverança, independentemente dos nossos desejos, compreensões e motivações, pois devemos evangelizar, testemunhar e aprender a ouvir a voz do Senhor, que nos orienta e nos mostra o caminho.

O Pai nos ama e nos quer como discípulos e missionários. Então seguiremos, em seu Nome!

Amém!

_________________________________________

Regina Márcia Maciel Batista Sewaybricker

Vice-presidente do Secretariado de Itapetininga

Photo by Josh Applegate on Unsplash