REGIONAL SUDESTE II REALIZA ENCONTRO FORMATIVO

Participantes se reuniram em Lavras para mais uma edição do Encontro do Regional Sudeste II

Diante do avanço tecnológico que acompanha a realidade de todos nós, fica evidente as dificuldades no serviço de evangelização. As mídias sócias se usadas corretamente podem ser ferramentas eficazes para colaborar no serviço da Boa Notícia, mas a comunicação nesses meios deve ser alicerçadas dentro da primícia evangélica e o que a Igreja nos exorta a viver.

Pensando nessas questões, o Regional Sudeste II, composto pelos secretariados (arqui)diocesanos de Mariana, Juiz de Fora, São João del-Rei, Valença e subsecretariado de Lavras realizaram o IX Encontro Regional, nos dias 10 a 12 de novembro, na casa Recanto Coração de Jesus, em Lavras -MG.

Com o tema inspirado no texto da carta de São Paulo a comunidade de Coríntios “Pois, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, porque me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!” (1 Cr 9,16) e o lema “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” (Mateus 28: 19-20), jovens e adultos do movimento de Emaús puderam compreender um pouco mais dessa missão e atualizá-la para os dias atuais.

Estiveram presentes os sacerdotes, Pe. Bolivar Vieira, diretor espiritual do Regional Sudeste II, Pe. Thiago Gomes, diretor espiritual do Secretariado de Mariana, Pe. Ricardo Oliveira, diretor espiritual do Secretariado de Itapetininga-SP. Estes presidiram a missa de abertura do encontro.

O primeiro momento de reflexão foi conduzido pelo presidente do secretariado de São João del-Rei, Lauro Lamounier, que abordou os aspectos da Igreja atualmente a partir da ação dos seus membros. Pe. Ricardo falou sobre a atuação da Igreja diante das novas gerações e como nós somos partícipes desse desafio. Também abordou sobre como os leigos e clérigos devem encarar o desafio da inclusão digital dentro das paróquias, movimentos e pastorais.

Os participantes reuniram-se em três momentos em grupos para trocarem experiências e partilhar opiniões sobre o conteúdo palestrado. Houve momento de confissão e uma experiência de oração com adoração e benção do Santíssimo Sacramento. Encerrando a parte formativa do encontro, o responsável pela comunicação no Secretariado Nacional, Willian Carvalho, apresentou algumas dicas de melhor uso das redes sociais como instrumentos e evangelização e comunicação.

A programação foi finalizada com a entrega das lembranças do Encontro para os secretariados presentes. A missa de encerramento foi presidida pelo Pe. Ricardo juntamente com Pe. Carlos Jorge (SCJ).

Veja mais fotos aqui!