EMAÚS SE REÚNE PARA PLANEJAR O ANO DE 2018

Membros do Secretariado Nacional, dos Regionais e comunicadores debateram ações para o fortalecimento do movimento.

Como em todo começo de ano, precisamos nos organizar e nos planejar os projetos que pretendemos colocar em prática. E com o Movimento de Emaús não é diferente. Nos dias 02 a 04 de fevereiro, em Embú das Artes, aconteceu mais uma reunião de Planejamento Anual e a segunda edição do Encontro de Comunicadores de Emaús.

O encontro começou ao redor da mesa da Eucaristia com a missa presidida pelo diretor espiritual do movimento, Pe. Ignácio Pilz. Depois os participantes puderam participar de um painel conduzido pelo presidente do Secretariado Nacional, Marcelo Eira, e com Pe. Ignácio que falou sobre “O Movimento de Emaús: uma forma de ser Igreja dentro da Igreja hoje”.

No dia seguinte os presidentes dos secretariados regionais e os jovens representantes dos regionais se reuniram com os membros do Secretariado Nacional. Já os comunicadores enviados pelos regionais se juntaram com o webmaster do nacional para os trabalhos do Ecomunic.

Os temas desenvolvidos com os Regionais e o Nacional foram o Encontro Nacional de Cantores de Emaús, que acontecerá em Jundiaí, nos dias 19 a 22 de julho; atividades de fortalecimento e formação das comunidades missionárias de Emaús, avaliação das atividades do Movimento de Emaús. Além de planejar ações importantes para o ano de 2018 como:

Para Felipe Couto, jovem representante do Regional Sudeste II, o encontro foi bastante proveitoso. “Pude ampliar meus horizontes e conceitos acerca do movimento de Emaús, além de poder captar inúmeras contribuições e ideias de outros secretariados”. Couto ainda acrescenta que participar de encontros como este é uma oportunidade de grande valia para a juventude. “Vivenciamos momentos únicos de interação e troca de experiências entre idades, regionalidades e culturas diferentes, mais todos com um só objetivo: prosseguir com a missão evangelizadora dos discípulos de Emaús”, finaliza

Já no Ecomunic, os participantes discutiram os aspectos da comunicação no Movimento como um todo a partir do Documento 99 da CNBB, conduzidos pelo Pe. Ricardo de Oliveira, diretor espiritual do Regional Sudeste I. Além de uma avaliação da comunicação interna e externa dentro dos secretariados (arqui) diocesanos e nacional; apresentação do novo portal que será implantado este ano e metas para serem aplicadas ainda este ano no âmbito comunicacional.

Ana Roberta Venturelli, representante do Regional Sul 2, avalia positivamente a segunda edição do Ecomunic. “A oportunidade de participar foi muito proveitosa. A possibilidade de conhecer comunicadores de outros Secretariados, trocar ideias e debater sobre futuras ações que visam melhorar a comunicação no Movimento de Emaús, foi extremamente positiva.” Venturelli relata que a experiência serviu de ponte para uma aproximação dos secretariados e repensar tanto a comunicação interna e externa do movimento. “Fiquei muito feliz em vivenciar esse encontro na companhia de amigos emauístas de várias regiões do país e em poder aprender um pouco mais com nosso querido orientador espiritual, Padre Ignácio, sobre como evangelizar e ser Igreja, dentro da Igreja, através do Emaús”, relata.

Os dois grupos apresentaram suas avaliações e metas para o fortalecimento do Movimento de Emaús em todo o país e especialmente em nossas comunidades. E o encontro se encerrou ao redor da mesa da Eucaristia com a missa presidida pelo Pe. Ignácio.

O documento conclusivo do Encontro está sendo preparado e será divulgado para as comunidades de Emaús e no site do Secretariado Nacional.