REUNIÃO MARCA AÇÕES PARA O MOVIMENTO DE EMAÚS EM 2019

As ações levantadas buscam fortalecer a unidade das Comunidades de Emaús, além de ampliar a formação e comunicação do Movimento como um todo

 

Nos dia 08 a 10 de fevereiro, os membros do Secretariado Nacional de Emaús, juntamente com os membros dos Secretariados Regionais, além de jovens amadurecidos e comunicadores de Emaús convidados pelos Regionais, se reuniram na Casa de Oração Irmãs Paulinas, em São Paulo, para mais uma reunião de Planejamento Anual do Movimento de Emaús e para o III Encontro de Comunicadores.

A Reunião teve início com a celebração eucarística que se repetiu durante todos os dias, assim como também as orações da noite e da manhã. A primeira ação programada foi um bate papo com Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues e Pe. Ignácio Pilz, sobre o documento pós-sinodal “Os jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional”.

O bispo e presidente do Conselho Nacional de Emaús, Dom Eduardo e o Diretor Espiritual do Movimento, Pe. Ignácio, falaram sobre a importância do Documento e de forma sucinta apresentaram o teor das discussões que foram abordadas na XV Assembleia dos Bispos.

No sábado de manhã se deu início aos trabalhos tanto da reunião de planejamento, quanto do Ecomunic. Junto dos representantes Regionais, o Secretariado Nacional abordou diversas discussões importantes para todo o Movimento de Emaús, com destaque para o Encontro do Conselho Nacional de Emaús.

A XIII edição do ECNE acontecerá em Brasília e terá como tema central “Emaús a luz do Sínodo sobre a Juventude” e o lema inspirador será “Jovens chamados à Santidade” (1 Pd 1,15). Os participantes terão a oportunidade de um maior aprofundamento no documento também a partir de uma ótica voltada para a vivência de nossas comunidades de Emaús.

Durante todos os dias os presentes partilharam a caminhadas dos (Sub)secretariados (Arqui)diocesanos. Outro ponto importante foi a informação da atualização dos Evangelhos distribuídos nos cursos de Emaús. A nova edição já está em sintonia com a atualização feita pela CNBB, que se aproxima cada vez mais com a tradução presente nos lecionários.

O Secretariado Nacional informou aos presentes que em breve será lançado o primeiro CD com músicas do Movimento de Emaús. As mesmas também serão comercializadas em via streaming.

As discussões do ECOMUNIC partiram de um retrato dos trabalhos de comunicação realizados pelos Secretariados. Algumas situações pontuais foram levantadas e discutidas entre os presentes. Um dos assuntos abordados foi o processo de distribuição de acesso aos novos portais de Emaús. Após a finalização do portal nacional encerrada em janeiro, agora será a vez das páginas dos secretariados. Foi explicado que este processo acontecerá de forma gradual e a expectativa é que até o ECNE, todos os portais estejam atualizados para um gerenciador atual e que atenda às necessidades de adaptação aos dispositivos móveis.

Outro ponto de destaque é a criação de um canal de troca de artes (peças gráficas) entre as comunidades e a disponibilização de peças temáticas a fim de serem utilizadas em datas especiais. Além disso, os Secretariados foram convidados para colaborarem ainda mais para o informativo O Seu Companheiro. Essa participação ocorrerá com a sugestão de pautas para a produção de artigos formativos e após aprovados em reunião de pauta, o envio deste material produzido.

As conclusões tanto da Reunião de Planejamento, quanto do ECOMUNIC foram apresentadas para todos os presentes e posteriormente serão encaminhadas para as nossas comunidades através da Ata.

O domingo foi marcado pela construção do documento de trabalho das Comunidades de Emaús para o ECNE em Brasília. Este material será repassado em reunião dos Secretariados Diocesanos com os representantes dos Regionais que partilharam com maior detalhe, as discussões que foram realizadas nesses dias.