FORMAÇÃO ACONTECE PARA DIRIGENTES DO REGIONAL SULDESTE I

Nos dias 08 a 10 de março, cerca de 100 membros do Movimento de Emaús se reuniram na Associação Nossa Senhora Rainha da Paz (Anspaz), em Itapetininga (SP), para o Curso de Dirigentes do Movimento de Emaús. Estiveram presentes representantes dos Secretariados do Regional Sudeste 1.  A abertura do curso foi às 20h com a Santa Missa que foi presidida pelo Padre Ricardo de Oliveira, diretor espiritual do movimento no Secretariado do Regional Sudeste 1.

De acordo com João Evaristo, Coordenador do Regional Suldeste 1, “o curso teve o objetivo de aperfeiçoar a unidade, formar, aprofundar o conhecimento dos membros das comunidades, leigos e sacerdotes que, como atividade missionária, evangeliza a juventude através dos Cursos de Valores Humanos e Cristãos do Movimento de Emaús“. Além disso, “o conteúdo abordou a estrutura organizacional do Movimento, a estrutura pedagógica/metodologia dos Cursos de Valores Humanos e Cristãos, Missão e Espiritualidade dos dirigentes missionários do Movimento de Emaús“, acrescenta.

Para Marcelo e Valéria Eira, presidentes do  Secretariado Nacional, as formações de dirigentes promovidas junto aos Secretariados Regionais buscam “uma maior Unidade e Fidelidade à metodologia dos Cursos de Valores Humanos e Cristãos, e mais, promove uma maior integração entre seus membros. O objetivo principal é a formação e informação sobre cada ato dos cursos e o sentido da Evangelização como Missão”, explicam.

O casal ainda completa que “apoiados pelos documentos do Movimento, da Igreja e pela experiência vivida por todos, buscamos sempre o crescimento na fé e em sintonia com a doutrina da Igreja Católica. Assim, diante das necessidades dos secretariados diocesanos, o Regional solicita ao Nacional e nós preparamos e ministramos os cursos.”

Os Secretariados, conforme João, são organismos compostos por leigos (jovens e adultos a partir dos 18 anos) que já participaram dos Cursos de Valores Humanos e Cristãos, orientados por um Sacerdote que é designado pelo Bispo da diocese onde o movimento está instalado. E tem a responsabilidade de, em sintonia com as deliberações do Secretariado Nacional, dirigir e operacionalizar o funcionamento do Movimento nas Comunidades de Emaús em suas respectivas dioceses.

Estiveram presentes membros do Movimento de Emaús das Arquidioceses de Sorocaba e São Paulo e das dioceses de Itapetininga, Itapeva e Jundiaí. O curso foi promovido pelo Secretariado Nacional e contou também com a presença de irmãos leigos e padres das dioceses de Brasília (DF) e Valença (RJ).

 

*Com informações do Secretariado Diocesano de Itapetininga.